sábado, 2 de março de 2013

50 anos da Mônica


CARAMBA! A Mônica tá fazendo 50 anos. Eu leio (lia com mais frequência) Turma da Mônica desde que eu me conheço por gente. Tenho, ao menos, uns 5 caixotes abarrotados de revistinhas (sim, não chamo de 'gibi', pra mim é revistinha) só da Turma da Mônica. Já tentei ler HQs da Disney, de super heróis, mangás... Mas nenhum deles prendia minha atenção como as revistinhas da Turma da Mônica.

Com elas, aprendi altas gírias de 'velho' como 'pitombas', 'supimpa', 'chuchu beleza', entre outras; além de um vocabulário refinado como a inesquecível história "Além do óbvio ululante que pulula nas mentes humanas". Só Maurício de Sousa para escrever/aprovar histórias com tais vocabulários feitas para crianças que não ficavam maçantes. Bravo!

Agora, a comemoração desde ano, além da Mônica, está voltada para o Sansão também. Seu coelhinho azul e encardido de estimação que dava altos "pow", "poft", "soc" no Cascão e no Cebolinha também completa meio século de vida.

Ao contrário do que muitos pensam, a Mônica não foi o primeiro personagem inventado por Maurício. O pioneiro foi o Bidu, o cachorro do Franjinha, que nasceu 4 anos antes da dentuça. Por falar em dentuça, como era legal a época em que travessuras de crianças eram consideradas apenas travessuras mesmo. Hoje, como todo esse mundo politicamente correto, seria inviável nascer uma historinha como a da Mônica. Toda criança já zoou com outra, mesmo que tenha sido apenas entre amigos, e já foi zoada. Isso é normal! Isso é, eu diria, até mesmo essencial. Você aprende a se defender sozinho. Faz parte do crescimento! Então parem de achar que tudo nessa vida é bullying.

Desejo mais 50 anos de vida à Mônica, ao Sansão, a todos os personagens. Eu cresci com eles, apesar de achar estranho o fato de eles fazerem aniversário mas sempre permanecerem com 6 anos, e como qualquer um que cresce, nós mudamos. A Mônica passou de dentuça, baixinha, gordinha e cabelo de banana para a esposa do Cebolinha na Turma da Mônica Jovem. Sim, no começo, achei estranhíssima aquela Turma
Jovem porque nunca gostei da mangás, mas aquele "quê" de Maurício de Sousa Produções faz tudo ficar mais agradável.


Parabéns, Mônica! E Sansão, claro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário