domingo, 24 de fevereiro de 2013

Domingo de Oscars


Hoje os Academy Awards, a.k.a. Oscars, completam 85 anos. E tradicionalmente neste dia acompanhamos as contagens regressivas para a cerimônia, desde palpiteiros tentando prever os vencedores até a cobertura do tapete vermelho para ver os modelitos cheios de grife das celebridades e vê-las jogando conversa fora com Giuliana Rancic e Ryan Seacrest.


Eu sempre assisto ao tapete vermelho e à cerimônia logo em seguida, por mais que ela sempre acabe depois da meia-moite e que no dia seguinte eu tenha sérios problemas para levantar de manhã.

O que eu sei sobre os Oscars desse ano é que a grande favorita à melhor atriz coadjuvante é Anne Hathaway, por seu papel em "Os Miseráveis", que eu assisti e gostei pacas (é um musical do começo ao fim, ou seja, todas as falas são cantadas, mas não é nem um pouco maçante. O diretor acertou em cheio nos diálogos e nas cantorias). Ah, também tem o Daniel Day-Lewis que está concorrendo a sua terceira estatueta de melhor ator pelo filme Lincoln, no qual ele faz o personagem homônimo. Day-Lewis ganhou seu primeiro Oscar em 1989, pelo filme "Meu Pé Esquerdo". Para esses dois atores, é vitória é praticamente certa.

Anne Hathaway, em "Os Miseráveis"
Daniel Day-Lewis, em "Lincoln"
A boa disputa da noite fica para o prêmio de melhor atriz. Na peleja, temos Jessica Chastain com "A Hora Mais Escura", que traz a história da ação que capturou e matou Bin Laden e Jennifer Lawrence em "O Lado Bom da Vida", que surpreendeu pela aclamação já que comédias românticas não são levadas muito a sério em Hollywood. Estas duas são as grandes favoritas. Chastain ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em um filme dramático e Lawrence faturou o prêmio de melhor atriz em um filme musical ou comédia. Geralmente, o Globo de Ouro é onde as disputas são definidas, porque as vitórias acabam indo para as mesmas pessoas nos Oscars. Só que nos Oscars só existe uma categoria de atriz principal. Veremos. Uma grande zebra pode ser a atriz francesa Emmanuelle Riva, em "Amour", que ganhou o César, o Oscar francês, semana passada. Esta categoria ainda traz uma curiosidade: a mais nova e a mais velha indicadas ao prêmio de melhor atriz. Quvenzhané Wallis tem apenas 9 anos, enquanto Riva completa 85 exatamente nesse domingo de Oscars. Ah, nesse ano não temos Meryl Streep! Ufa!

Jennifer Lawrence, em "O Lado Bom da Vida"

Jessica Chastain, em "A Hora Mais Escura"

A parte divertida fica para as categoria de melhor diretor, na qual Ben Affleck, com "Argo", está fazendo o rapa em todas as outras premiações, não está indicado. A Academia deve estar se mordendo, ou não dando a mínima para Affleck que já fez um filme bomba com Jennifer Lopez num passado não muito distante.

A apresentação fica por conta de Seth MacFarlane, que é mais conhecido por ter criado Family Guy e co-criado The Cleveland Show, dois irmãos longínquos e mais sarcásticos de Os Simpsons.

Aqui no Brasil, quem transmite a cerimônia é a TNT, a partir das 21h30 e a Globo, a partir das 23h50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário